quinta-feira, 26 de junho de 2008

As Lágrimas de Blanche Dubois


Tennessee Williams é o pseudônimo de Thomas Lanier Williams (1911-1983).
Segue uma pequena pesquisa desse autor, ao qual terei o desafio de revivê-lo nessa montagem. (que também tem cenas do "A Noite em que Blanche Dubois Chorou Sobre a Minha Pobre Alma" de Jarbas Capusso Filho, Premio Nacional de Dramaturgia Funarte 2003)

Já consagrado como autor teatral, Tennessee Williams usou discretamente seu dinheiro em um fundo para que a irmã Rose, deficiente mental, tivesse o melhor tratamento enquanto viva. Assumia abertamente a companheira fiel no difícil meio doméstico em que foram criados. Williams afirmou: ''Quase não preciso dizer que fui vítima de uma adolescência particularmente perturbada. '' Período que inclui uma doença grave, difteria com seqüelas e a excessiva atenção da mãe: ''Ela plantava em mim as qualidades típicas de um efeminado, para grande descontentamento do meu pai, um caráter rude e bruto.'' Nessas poucas linhas estão os alicerces do seu teatro.
Provavelmente, é o mais amado dos grandes dramaturgos norte-americanos da linhagem que inclui Thorton Wilder, Elmer Rice, Eugene O''Neill, Arthur Miller e Edward Albee (com quem guarda semelhanças temáticas).
O escritor, que cresceu no sul agrário dos Estados Unidos, compreende os nostálgicos de um mundo rural em declínio. Finalmente, e, sobretudo, é o artista dos desejos eróticos reprimidos. Essa compaixão pelos desajustados está em Um Bonde Chamado Desejo, Gata em Teto de Zinco Quente, De Repente no Último Verão, Rosa Tatuada, Doce Pássaro de Juventude, A Noite do Iguana, e curtas peças sonhadoras de um ato.

fonte: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20080625/not_imp195291,0.php

Nenhum comentário: